Evolução do terror e morte nos games

Estava aqui vendo uns vídeos de Dead Space 2 no Youtube e fiquei pasmo com a qualidade e riquesa de detalhe das morte e comecei a pensar em como tudo isso evoluiu e me levou a 2 pontos. Violência e ingênuidade.

Sim, ingênuidade.

Quando comecei a jogar videogame, lá por 84/85, tudo era fantastico, quadrados faziam o mundo ser divertido, o conceito de Tron habitava nossas mentes e tudo era uma viagem.

Que eu me lembre, a sequência de jogos que eram violentos/terror começou assim na minha vida (provavelmente to esquecendo de algo) 

Catacomb, Wolfeinstein, Alone in the Dark 1, 2 e 3, Doom, blood, Heretic, Quake (até aqui PC), Resident Evil, Silent Hill, Dino Crisis, Galerians, Parasite Eve, Resident Evil 2, 3 e 4, Alone in the Dark New Nightmare, Gears of War, Dead Space, Gears of War 2, Alan Wake, Dead Space 2.

Muita coisa mudou. Matar qualquer humano que não fosse um zumbi/nazista/monstro ou tudo isso junto, era errado. Sou da geração que assistiu Sexta-feira 13, Evil Dead, Freddy e se CAGAVA de medo. Hoje em dia a banalização da morte é muito grande e vemos crianças pequenas que vêem cenas que para a minha idade a 25 anos atras eram muito pesadas, e desdenham delas.

Quanto estamos expondo os catarrentos de hoje e forçando um amadurecimento?
Tenho amigos como o @NerdPai e o @DuMendonca que controlam isso, cuidam para que as crianças tenham a formação correta antes de simplesmente serem estragadas com nossos vícios (o @Padawanzinho ainda é extremamente novo, mas conhecendo a fámilia dele, sei que o @NerdPai vai fazer um trabalho excelente).

É até hipocrisia eu falar isso, mas acho q tanta exposição faz as pessoas perderem a noção da coisa, ninguém se sensibiliza tanto, ve um corpo e da risada. E sou prova disso. To me lixando pra humanidade.

Mas deixando de lado esse momento de reflexão que quase me faz voltar a ser um humano normal. Vamos ver alguns vídeos.

Catacomb – 1991

Wolfenstein 3D – 1992

Alone in the Dark 1 (1992)

Doom – 1993

Alien vs Predator – 1994

Doom 2: Hell on Earth – 1994

Marathon – 1994

Heretic – 1994

Star Wars: Dark Forces – 1994

Resident Evil: DC – 1997

Duke Nukem 3D – 1996

Quake – 1996

Quake 2 – 1997

HL: Counter-Strike – 1999

Silent Hill – 1999

Alone in the Dark: The new nightmare – 2001

Halo: CE – 2001

Call of Duty – 2003

Gears of War – 2006

Bioshock – 2007

Halo 3 – 2007

Call of Duty 4 – 2007

Alone in the Dark 5 – 2008

Gears of War 2 – 2008

Dead Space – 2008

Alan Wake – 2010

Dead Space 2 – 2011

Sim, MUITO animal. Como Hard Gamer eu fico cada dia mais besta com a qualidade dos gráficos, efeitos especiais e aplicações da física para beneficio do nosso vício.

Deixe uma resposta

